Programas de Incentivo

            No Brasil e no mundo as mulheres demoraram décadas para conquistar espaço no mercado de trabalho. Entretanto, ainda hoje há pautas em que as mulheres se veem subjugadas aos homens, como é o caso da diferença salarial destacada na imagem abaixo:

blog

(Fonte: G1)

            Por consequência de uma sociedade extremamente machista, nós mulheres sofremos até hoje com a discriminação. Por isso, a luta pela igualdade de gênero foi e ainda é dura, pois mesmo com algumas evoluções no direto da mulher no mercado de trabalho, ainda existe preconceito. Alguns fatos comprovam isso:

blog3

(Fonte: O Globo)

            O atual desafio da sociedade é promover a igualdade de gênero dentro do mercado de trabalho. Para isso, precisamos de um planejamento dentro das organizações que mantenha as oportunidades iguais entre os gêneros, para isso, podemos utilizar os programas de incetivo.

O QUE SÃO PROGRAMAS DE INCENTIVO?

            Os programas de incentivo fazem parte do sistema de recompensas e têm o objetivo de recompensar os empregados que se destacam ou apresentam bom rendimento, tanto pela qualidade quanto pelo comprometimento em seu trabalho. Esses programas reconhecem, incentivam e premiam o desempenho e a participação das pessoas na organização.

            Neste momento, ainda é necessário que estes programas ajudem a diminuir a disparidade salarial e de oportunidades entre homens e mulheres, dando reconhecimento e “voz” as mulheres que fazem parte da organização. Pois, como foi visto na imagem 2, as mulheres ocupam apenas 37% dos cargos de direção e gerência, mesmo sendo quase 44% da força de trabalho.

PORQUE IMPLANTAR PROGRAMAS DE INCENTIVO?

            De acordo com Chiavenato (2014) “O sistema de recompensas inclui o pacote total de benefícios que a organização coloca à disposição de seus membros, bem como os mecanismos e procedimentos pelos quais estes benefícios são distribuídos”, ou seja, recompensar vai além de oferecer salários, férias, inclui também a segurança no emprego, proporcionar movimentação lateral, promovendo o crescimento e desenvolvimento.

            A recompensa incentiva o espirito de equipe, promove maior conhecimento da missão e visão da organização e criação de valor. Ela tem como objetivo incentivar o outro, mostrar o quanto ele é importante e como a empresa agradece o seu desempenho. Muitas pessoas acreditam que esse tipo de sistema não é tão importante, e assim gerando um Clima Organizacional negativo na empresa. No exemplo da mulher, muitas empresas estão adotando como um dos benefícios a licença maternidade de 6 meses, e tem dado super certo! As estatísticas mostram que o nível de produtividade e satisfação delas é bem maior que com 2 meses menos, pois como o bebê já está mais “crescido” elas não necessitam de se preocupar com eles da forma que preocupavam.

            Essa semana, no LinkedIn, deparamos com um Gestor Comercial do Banco Santander da Regional SP, no qual, divulgou em sua rede social que após uma de suas funcionárias da equipe retornar da licença maternidade, ela foi promovida no mesmo dia. As repercussões que esse post gerou foi sensacional, muitas pessoas apoiaram e falaram o tanto que isso foi bacana, porém percebe se que foi um caso atípico e que precisa se tornar frequente, a sociedade demanda/anseia por essa mudança.

            Deste modo, direcioná-los para promover a igualdade nos ambientes de trabalho, torna-se bom tanto para os funcionários, que se sentem valorizados e parte de um espaço justo, quanto para a empresa, que mantém um bom clima organizacional e pode desvendar novos talentos que beneficiarão nos objetivos da empresa.

Anúncios

Um comentário em “Programas de Incentivo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close