Desenvolvimento Feminino nas Organizações

No último post vimos o que são programas de incentivo e como eles são eficazes na valorização das mulheres e na recompensa por seu trabalho, se aplicados de maneira correta. Mas incentivar uma pessoa pode não ser suficiente se ela não se sente à vontade no ambiente ou se não se identifica com os valores da empresa.

Desenvolver pessoas dentro de uma organização faz parte de investir no sucesso e crescimento da mesma. As empresas são compostas por diversos indivíduos que têm histórias, formações e pensamentos diferentes que estão em constante mudança e, por isso, desenvolver essas pessoas torna-se um desafio cada vez maior para as organizações.

O cenário fica um pouco mais complexo quando falamos do desenvolvimento das mulheres dentro das organizações, pois além de lidar com as diferenças pessoais de cada mulher enquanto indivíduo, as empresas devem também lutar contra os preconceitos sofridos por elas diariamente, para que se sintam parte da organização e, acima de tudo, se sintam respeitadas da mesma maneira que os demais colegas.

abbd66c7a924997ae73eed8d7eada3ef


(FONTE: PINTEREST)

E o que as empresas estão fazendo para desenvolver as mulheres?

Algumas empresas criam programas para incentivar suas funcionárias a investirem em sua carreira ou até mesmo projetos para demonstrar o quão importante é a participação profissional da mulher e a valorização da figura feminina.

A Enel, que é uma empresa multinacional privada do setor elétrico, promove a presença feminina no mercado de trabalho através de algumas iniciativas, uma delas é o projeto Enel Compartilha Diversidade que aborda diversos temas,  dentre eles o empoderamento das mulheres. Uma de suas últimas edições em 2017 foi o encontro Diversidade e Empoderamento das Mulheres, que faz parte das ações do Programa SER – Sustentabilidade em Rede, nele participaram mais de 300 colaboradores, além de uma palestrante que representou a ONU Mulheres.

Diversos temas sobre o universo da mulher no mercado de trabalho são abordados, todos eles com a proposta de aumentar a visibilidade feminina e incentivar suas funcionárias a discutirem o assunto dentro e fora do ambiente de trabalho.

download

(FONTE: LINKEDIN)

Outro projeto muito interessante é o Girls in ICT Day organizado pela Ericsson juntamente com a União Internacional de Telecomunicações (UIT), desde 2011. O projeto tem abrangência mundial e é organizado por mulheres que são engenheiras ou têm cargo de liderança na Ericsson, uma empresa de tecnologia, área considerada predominantemente masculina. Nele, essas colaboradoras promovem eventos em escolas técnicas, universidades e nos próprios escritórios locais da empresa dando palestras e depoimentos sobre a participação das mulheres na indústria da tecnologia e os desafios e conquistas que cada uma delas vivenciou.

Segundo Martha Luz Echeverri, vice-presidente de Recursos Humanos da Ericsson para a América Latina e Caribe:

“A Ericsson e o mercado precisam da criatividade, da inovação e da determinação que as mulheres podem levar à indústria de tecnologia. Na Ericsson, temos a meta de ter um terço do nosso quadro de funcionários formado por mulheres até o ano de 2020 em toda a organização, por isso, apoiamos iniciativas de longo prazo como o ‘Girls in ICT Day’, que ajuda a aumentar as perspectivas das jovens para as carreiras em tecnologias da comunicação e informação”.

ictgirls

(FONTE: MCIT)

A participação das mulheres no mercado de trabalho vem aumentando cada vez mais ao longo do tempo e percebemos que algumas empresas como as citadas anteriormente já trabalham para incentivar mais esse aumento e o desenvolvimento da figura feminina no mercado de trabalho. Ainda temos muita luta pela frente, mas vale sempre lembrar que existem sim projetos positivos como os apresentados nesse post.

Junte-se a nós nessa caminhada pela igualdade! E aí, vamos DesenvolvEla?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close