Desenvolvendo a qualidade de vida no trabalho e a relação empresa x empregado

As organizações são singulares, ou seja, cada uma delas possui características próprias baseadas em sua comunidade. Não existe uma fórmula pronta para que uma corporação se desenvolva, e sim, técnicas necessárias a serem implementadas e parametrizadas conforme a necessidade do ambiente. As relações entre a organização e os seus colabores devem ser muito bem estruturadas para que haja fluidez em todo o processo de produção. As regras dessa relação devem ser acordadas inicialmente, estabelecendo os direitos e os deveres das partes.

Percebe se que as relações em muitas empresas não são bem estabelecidas, principalmente quando se trata de uma relação entre diferentes gêneros e hierarquias. Há um pensamento de que há entre os colaboradores uma relação de submissão e não de colaboração, e isso cria um ambiente de insatisfação e consequente perda de produtividade.

Diante disso, e entendendo que constitui problema, deve ser feito um trabalho de conscientização e difusão do pensamento de que a necessidade e a importância do respeito entre as pessoas no ambiente profissional ultrapassa barreiras interpostas por diferenças de nível hierárquico ou de gênero, ressaltando a necessidade de combater o problema do machismo e do pensamento enraizado de que os homens são mais aptos e mais poderosos do que as mulheres. Esse tipo de exercício deve ser contínuo e a ele deve ser dada a devida importância, mas ele deve ser feito não só dentro de uma corporação mas sim, generalizado com consenso para todo o mercado de trabalho.

respeito

(Fonte: Administradores Premium)

De acordo com Idalberto Chiavenato, em seu livro “Gestão de Pessoas”, existem dentro das organizações certas condições que tendem a gerar conflitos e são inerentes à natureza das organizações de forma que tendem a criar percepções entre pessoas e grupos, as quais predispõem-se ao conflito. Essas recebem o nome de condições antecedentes por constituírem as razões dos conflitos e são elas: ambiguidade de papel, objetivos concorrentes, recursos compartilhados e interdependência de atividades.

Esse é o tipo de condição que estabelece relação entre os recursos humanos e suas atividades e entre os colaboradores entre si. Obviamente, esse tipo de associação traz consigo problemas de convivência e de divergência de métodos e pensamentos. E é focada na resolução desses conflitos, bem como na integração entre as diferentes formas de pensar e fazer, que entra a gestão de pessoas e de suas atividades, bem como o estudo de seu relacionamento com os colaboradores.

Além disso, uma preocupação iminente das organizações atuais está ligada à saúde e qualidade de vida dos colaboradores de uma empresa. É claro que para a área da saúde, temos projetos e áreas de gestão voltados para prevenção de acidentes, segurança no trabalho, higiene no trabalho e saúde ocupacional, que são indispensáveis à criação de um ambiente organizacional seguro; mas, nesse contexto de conflitos, destacamos a importância do cuidado com a qualidade de vida no trabalho, que consiste na garantia do bem estar psíquico e social no ambiente da empresa.

Essa preocupação traz consigo a análise do clima organizacional com base em aspectos vistos do ponto de vista do trabalhador. Consiste em garantir que as atividades sejam relativas a um trabalho que valha a pena ser feito, em condições seguras, por uma remuneração justa e adequada e com uma supervisão competente. Além disso, são analisados os motivos de retroação quanto ao desempenho no trabalho e se o ambiente oferece oportunidades de crescimento intelectual e profissional, além de possibilidades de promoção e avanço na carreira. São esses aspectos e essas preocupações por parte da empresa que buscam garantir que o ambiente de trabalho ofereça excelente clima social e justiça.

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